Estudo confirma benefício da acupuntura auricular no tratamento da depressão

28 de fevereiro de 2024

O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) avaliou a eficácia da acupuntura auricular no tratamento da depressão em pacientes. Durante três meses, 74 pacientes foram submetidos a 12 sessões de 15 minutos cada e observou-se uma remissão dos sintomas da doença, sem que fossem relatados efeitos colaterais. O Dr. Alexandre Faisal Cury, pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e do Laboratório de Processamento de dados Biomédicos – LIM 39, ressaltou que a acupuntura auricular representa uma alternativa complementar valiosa, especialmente para pacientes com depressão crônica que enfrentam dificuldades com os tratamentos convencionais.

A acupuntura auricular é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e desde 2006 é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como prática integrativa. Entretanto, sua eficácia e segurança no tratamento de alguns transtornos psiquiátricos ainda não estão completamente estabelecidas. O estudo publicado “Efficacy and Safety of Auricular Acupuncture for Depression (Eficácia e segurança da acupuntura auricular para depressão)” reforça e valida o potencial da auriculoterapia como terapia complementar para transtornos de humor, além de ajudar na desestigmatização das terapias não alopáticas entre os profissionais de saúde mental.

Embora os resultados tenham sido promissores, pesquisadores ressaltaram a importância de mais estudos com maior número de participantes e maior tempo de acompanhamento para confirmar a eficácia e a segurança da acupuntura auricular no tratamento da depressão, pois a amostra do estudo foi limitada.

Os resultados foram divulgados na revista JAMA Network Open.

O texto na íntegra, da jornalista Julia Moióli, pode ser lido no link

https://agencia.fapesp.br/estudo-confirma-beneficio-da-acupuntura-auricular-no-tratamento-da-depressao/50928

 

Gabriela Siqueira / Cláudia Quadros – Área de Comunicação Institucional dos LIMs


Desenvolvido e mantido pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP