Luciana Constantino | Agência FAPESP – A combinação de quimioterapia e medicamentos que estimulam o sistema imune a combater o câncer vem sendo cada vez mais adotada para controlar o avanço da doença em pacientes. Por outro lado, estudos clínicos mostram que essa associação tem aumentado os efeitos colaterais, entre eles a neuropatia periférica, caracterizada por dores, formigamento e sensibilidade ao frio nas mãos e pés, às vezes progredindo para braços e pernas. As reações podem levar à suspensão do tratamento.
A partir dessa observação clínica, um grupo de cientistas brasileiros pesquisou em camundongos os mecanismos que desencadeiam esse efeito colateral associado à combinação de dois medicamentos utilizados contra tumores, principalmente de pulmão e mama – o paclitaxel e os inibidores de pontos de controle da resposta imune (anti-PD-1/anti-PD-L1).
O quimioterápico paclitaxel, amplamente distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diversos tipos de câncer, causa em parcela dos pacientes tratados uma série de reações adversas, como a neuropatia periférica. Já a terapia com os inibidores de pontos de controle da resposta imune revolucionou o cenário do tratamento contra o câncer devido a sua capacidade de promover respostas imunes antitumorais duráveis em pacientes com a doença avançada. No entanto, foi observado um aumento na incidência de efeitos colaterais limitantes em indivíduos que fizeram uso combinado dos medicamentos.
Os pesquisadores, então, buscaram entender os processos envolvidos nessa reação adversa. E descobriram não só o mecanismo ligado ao desenvolvimento da dor neuropática grave como também ao agravamento dos efeitos colaterais decorrente da associação das terapias.
O trabalho, realizado no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), foi publicado na revista científica Cancer Immunology Research. Abre caminho no futuro para novas investigações visando também o combate a dores ligadas a outros tipos de doenças.
Mais informações, clique aqui.