Aprimoramento e Especialização
Supervisor: Dr. Delmar Muniz Lourenço Junior
Supervisor Suplente: Dr. Alexandre Augusto de Lima Jorge
Características: duração 12 meses, 02 vagas
O programa é dirigido a biólogos, biomédicos, farmacêuticos e bioquímicos e visa fornecer formação teórica e prática ao aprimorando capacitando-o em técnicas de Biologia Molecular. Ao final do curso, o aprimorando estará apto para aplicar estas técnicas, em nível de pesquisa básica como na rotina laboratorial para o diagnóstico molecular de doenças genéticas, usando as doenças endócrinas hereditárias como modelo de aprendizado. A neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (causada por gene supressor de tumor) e a tipo 2 (causada por um proto-oncogene) serão especialmente usadas como modelo para este aprendizado teórico e prático. O diagnóstico gênico também será aplicado para outras neoplasias endócrinas familiais (Ex. acromegalia familial, etc), além de distúrbios endócrino-metabólicos hereditários (Ex. formas monogênicas de diabetes, etc) e distúrbios genéticos do crescimento (Ex. síndrome de Noonan, etc). Haverá complementação da formação profissional nos aspectos referentes à assistência, ensino e pesquisa. No final do aprimoramento, o profissional deverá estar apto tanto para ingressar no mercado de trabalho na área de Biologia molecular, bem como em Instituições de pesquisa ou para realização de pós-graduação “strictu-sensu”.
Temário Básico:
- Treinamento em técnicas básicas de Biologia Molecular, a saber: 1) técnicas de extração de ácidos nucleicos de espécimes biológicos; 2) amplificação de ácidos nucleicos por PCR e suas diferentes variações; 3) métodos de detecção de alterações genéticas baseados em sequenciamento automático; 4) métodos de avaliação de dosagem gênica (Ex. MLPA); 5) noções em métodos de avaliação de expressão gênica baseados em PCR em tempo real; 6) Noções de bioinformática (aplicação de softwares e banco de dados públicos na análise de sequencias de nucleotídeos e no planejamento de experimentos em biologia molecular); 7) Noções teórico-práticas de sequenciamento de última geração (NGS), na detecção de alterações genéticas.
- Capacitação, através da aplicação destas técnicas básicas, para estabelecer o diagnóstico molecular de casos-índices com neoplasias endócrinas múltiplas e de familiares em risco bem como de outras endocrinopatias hereditárias.
- Atualização de temas em Biologia molecular e endocrinopatias.
- Treinamento direcionado para elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa bem como para elaboração de monografia e artigos científicos.