Coordenadora: Dra. Fátima Solange Pasini
Vice-Coordenadora: Dra. Rosimeire Aparecida Roela
Características: duração 12 meses, 02 vagas
Dirigido a biólogos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, biotecnólogos, cientista molecular, educadores físicos, químicos e nutricionistas. Tem como objetivo treinar e qualificar profissionais no desenvolvimento de técnicas de biologia molecular aplicada a busca de marcadores moleculares de valor prognóstico e preditivo de resposta ao tratamento com radio/quimioterápico ou às terapias alvo dirigida, utilizando-se o modelo de câncer de cabeça e pescoço e o câncer de pulmão. O profissional será orientado no planejamento, execução e análise crítica de projetos de investigação envolvendo biologia molecular. Deste modo, visamos à formação de um profissional que possa atuar tanto na área de pesquisa básica/pesquisa clínica como na área assistencial em laboratórios de análises, executando exames diferenciados que utilizem as técnicas avançadas de biologia molecular e celular. O programa é desenvolvido no novo Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) que permite ao aluno interação com o grupo de câncer em cabeça e pescoço da oncologia clínica, além de outros grupos de pesquisa em oncologia.
Temário Básico:
Treinamento em técnicas de Biologia Molecular, como:
- Extração de ácidos nucléicos (DNA e RNA) de diferentes amostras biológicas tais como, tecidos congelados ou em bloco de parafina, de biofluídos como sangue periférico e saliva.
- Amplificação de ácidos nucléicos pelas técnicas de PCR (reação em cadeia da polimerase) qualitativo e quantitativo (qPCR ou PCR em tempo real, digital PCR).
- Detecção de alterações genéticas por sequenciamento do DNA, pelo método de Sanger e noções teórico-prático do Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing).
- Avaliação do perfil de expressão gênica (mRNA e microRNA) por Microarray, qPCR e qPCR array.
- Fundamentos e aplicações da Biópsia Líquida.
- Cultura de células com linhagens estabelecidas.
- Noções de Bioinformática e de Estatística para análise de resultados.
- Capacitação, através dessas técnicas, para estabelecer marcadores moleculares associados ao prognóstico dos pacientes ou à resposta ao tratamento com quimio- radioterapia no câncer de cabeça e pescoço.
- Seminários com temas em Oncologia e Biologia Molecular.